Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História

por Interlegis — última modificação 18/04/2017 12h47
Textos sobre a história, desde sua criação.

História

por Interlegis — última modificação 10/04/2017 12h40
Histórico do Município de Campinápolis-MT
A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O município foi inicialmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que posteriormente ocasionarão a fundação.Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuídos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 kms da cidade. Dali para a frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador. Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do sr. Keller, ambas de 25 mil ha. cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo Pe. Arante.No dia 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis. Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.O município foi criado em 13 de maio de 1986, pela Lei nº 4.994.
Gentílico: campinapolense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4353, de 01-10-1981,subordinado ao município de Nova Xavantina.

Em divisão territorial datada de 1-07-1983, o distrito de Campináolis figura no município de Nova Xavantina. Elevado à categoria de município com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº4994, de 13-05-1986, desmembrado do município de Nova Xavantina. Sede no atual distrito de Campinápolis (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei nº , , é criado o distrito de São José do Couto e anexado ao município de Campinápolis.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Campinápolis e São José do Couto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: ibje.gov

Criação do Município de Campinápolis

por Interlegis — publicado 18/04/2017 11h57, última modificação 18/04/2017 11h57
Histórico do Município de Campinápolis-MT

Aos treze dias do mês de maio de 1986, de acordo com a lei nº 4.994, de autoria do deputado Evaristo Roberto Cruz, foi criado o Município de Campinápolis.

         No dia 15 de novembro de 1986 houve a primeira eleição para os cargos do legislativo e executivo para o município de Campinápolis. Sendo eleitos pelo partido PFL o Sr. João Alves de Oliveira (Joãozão) e seu vice, o Sr. Adelídeo Antônio da Costa, os vereadores eleitos foram: Amélio Ribeiro dos Santos (Amelim) pelo PMDB, Jorge Manoel Bernardes (Jorge Cabreiro) pelo PFL, Geraldino Gomes (Geraldim Certim) pelo PMDB, Helvécio Dimas Feliciano , pelo PFL  José  Falci pelo  PFL , Antonio  Maria  Ribeiro (Tonheira)  pelo  PFL  e  Manuel  Rodrigues  Alves  (Manuel  Rosa)  pelo  PMDB.

Assume  a  Prefeitura  e  Câmara  em  1º de  janeiro  de  1987. 

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo