História

Textos sobre a história, desde sua criação.

História

Histórico do Município de Campinápolis-MT
A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O município foi inicialmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que posteriormente ocasionarão a fundação.Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuídos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 kms da cidade. Dali para a frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador. Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do sr. Keller, ambas de 25 mil ha. cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo Pe. Arante.No dia 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis. Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.O município foi criado em 13 de maio de 1986, pela Lei nº 4.994.
Gentílico: campinapolense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4353, de 01-10-1981,subordinado ao município de Nova Xavantina.

Em divisão territorial datada de 01-07-1983, o distrito de Campinápolis figura no município de Nova Xavantina. Elevado à categoria de município com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº4994, de 13-05-1986, desmembrado do município de Nova Xavantina. Sede no atual distrito de Campinápolis (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei nº , , é criado o distrito de São José do Couto e anexado ao município de Campinápolis.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Campinápolis e São José do Couto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: ibje.gov

Criação do Município de Campinápolis

Histórico do Município de Campinápolis-MT

Aos treze dias do mês de maio de 1986, de acordo com a lei nº 4.994, de autoria do deputado Evaristo Roberto Cruz, foi criado o Município de Campinápolis.

         No dia 15 de novembro de 1986 houve a primeira eleição para os cargos do legislativo e executivo para o município de Campinápolis. Sendo eleitos pelo partido PFL o Sr. João Alves de Oliveira (Joãozão) e seu vice, o Sr. Adelídeo Antônio da Costa, os vereadores eleitos foram: Amélio Ribeiro dos Santos (Amelim) pelo PMDB, Jorge Manoel Bernardes (Jorge Cabreiro) pelo PFL, Geraldino Gomes (Geraldim Certim) pelo PMDB, Helvécio Dimas Feliciano , pelo PFL  José  Falci pelo  PFL , Antonio  Maria  Ribeiro (Tonheira)  pelo  PFL  e  Manuel  Rodrigues  Alves  (Manuel  Rosa)  pelo  PMDB.

Assume  a  Prefeitura  e  Câmara  em  1º de  janeiro  de  1987. 

Ações do documento