Autoridades do Poder legislativo reúne com Poder Executivo

O Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campinápolis na pessoa do S.r. Presidente CELIOMAR PIABA BENTO, mediante oficio, convidou na tarde de Ontem 12/05/2020 o Prefeito Municipal de Campinápolis o S.r. JEOVAN FARIAS e a Secretária de Saúde a Sr.ª DAIHANE MOURA GOMES SANTANA.  A solenidade agendada com todos os Vereadores deste parlamento contou também com a presença dos Srs. Vereadores Alencar Cambaúva, Hamilton Simões, Sergio Silvestre, José Bento.

A Reunião teve como pauta as medidas que o município está tomando em relação ao combate à (COVID-19), o avanço do vírus na região do Vale do Araguaia e a preocupação com a população Indígena como um dos fatores de Atenção especial no Município.

Na reunião foi esclarecido que desde março quando o Governo Federal declarou a transmissão comunitária no país o Governo Municipal está trabalhando em várias frentes de atuação, para conter o avanço do COVID-19, vejamos:

  • Vários Decretos Municipais reenquadrando a estrutura Municipal para o atendimento prioritário a questão, regulando o funcionamento do comercio local, suspendendo as aulas nas escolas, suspendendo realização de eventos e demais situações que possam expor a população ao risco.
  • Estabeleceu atendimento especial à casos suspeitos Covid-19.
  • Determinou a Fiscalização da Vigilância constante e itinerante, com equipe multidisciplinar, para atender as Denunciais descumprimento das normas de prevenção vigente pelo Comercio Local, em conjunto com a Policial Militar.
  • Disque Denuncia
  • Oficiou várias Órgãos como Secretaria Especial de Assuntos Indígenas, FUNAI, Policia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual buscando apoio a estrutura Municipal para o enfrentamento à Pandemia.
  • O CRAS, em conjunto com parcerias, está confeccionando mascaras reutilizáveis para distribuir ...

 

Como medidas estruturantes da Saúde Municipal foram apontados:

1 – Estrutura hospitalar

Organização, Finalização de uma ala dentro do novo prédio do Hospital Municipal para concentrar os atendimentos e internações de pacientes do Novo COVID-19. Para isso pretende deslocar as equipes de saúde rural PSF (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem) para atender o grupo de pacientes COVID, bem como está concluído os detalhes no prédio e mobilizando para deixar pronto para o atendimento.

 2 – Aquisição de Oxigênio

 já se encontra em nosso município 05 Oxigênio com máscara de alta concentração, apenas suporte até a alta complexidade adquirido pelo município de Campinápolis-MT.

 3 – Capacitação dos Profissionais da saúde

Neste Domingo 17/05/2020 estará em Campinápolis um médico intensivista que estará preparando os profissionais de saúde do nosso município contra a COVID-19. A equipe medica que será remanejada do PROGRAMA DE SAÚDE FAMILIA RURAL (PSF).

4 – Esclareceu o Sr. Prefeito que essa estrutura irá preparar a Saúde do Município para receber os pacientes com gravidade para encaminhá-los ao atendimento especializado no Consorcio Intermunicipal de Saúde.

 5 – Esclareceu o Sr. Prefeito que existem recursos financeiros para aquisição e montagem de UTI no Município, mas o alto custo para manter essa estrutura inviabiliza essa possibilidade, mesmo assim o cenário de crise dificulta adquirir os equipamentos necessários e contratação equipe/ corpo clinico especializado para atuar na Unidade.

 6 – A Sr. Secretária de Saúde esclareceu que quando necessário estão sendo realizados os testes laboratoriais para diagnostico da COVID-19 e que existem teste rápidos disponíveis no Município, no entanto os responsáveis seguem as orientações técnicas do Ministério da Saúde para utilizá-los.

 Na reunião o Prefeito disse as autoridades a Dificuldade de Contratação de profissionais que não se encontra no mercado de trabalho como, equipe medica especializada em UTIs semi-intensiva, sendo eles, enfermeiro com especialização, médico anestesista e intensivista. Existe uma dificuldade extrema no mercado da compra de respiradores mecânicos hospitalares pelo alto índice de procura. As compras feitas por algumas prefeituras no caso, de Rondonópolis, eles compraram respiradores e vieram monitores, estelionato, fraude!

A Secretária de saúde DAHIANE MOURA GOMES SANTANA, junto com sua equipe disponibilizou telefones (66) 981350648, (66) 3437 1680, com a colaboração da sociedade para denúncias de pessoas que estão chegando de outros municípios e estados para notifica-los que fiquem em quarentena, no período de 14 dias.

O município tem uma pequena quantidade de teste rápido, que em testes rápidos tem uma eficácia após 08 dias de infecção, testes com alto grau de eficaz e feito em laboratórios específicos como o LACEM entre outros já autorizados  e credenciados  no ministério da saúde.

as autoridades locais da vigilância sanitária e autoridades policiais estão no cumprimento do decreto Nº 3.329 de 03 de Abril de 2020. E por caso excepcional necessidade deve-se entrar em contato através do telefone geral da Prefeitura Municipal pelo número (66) 3437 1992.

 Em conclusão a Câmara sugeriu que as Ações realizadas e o Número de Denúncia tivessem maior divulgação. Ainda que retomem a campanha com sonorização automotiva para conscientização das medidas de proteção em português e xavante nos dias do mês quem concentra maior número de pessoas na zona urbana em decorrência de "pagamentos"

A Casa Legislativa se comprometeu em somar esforços com o Executivo para buscar soluções viáveis a nossa realidade.

A partir das informações prestadas pelo Governo Municipal a Câmara realizará uma reunião com os representantes da FUNAI, CASAI, Defensoria Pública e Ministério Público visando garantir ações efetivas em proteção à comunidade Xavante.

Por derradeiro e não mais importante o Poder Legislativo clama aos Munícipes que se conscientizem quanto a gravidade da Pandemia e os efeitos nefastos que ela pode causar. Por isso todos devem adotar as medidas de higiene e proteção, as condutas orientadas pela Secretaria de Saúde.