Câmara Municipal de Campinápolis realiza segunda Reunião Com Autoridades do Ministério Público, CASAI e FUNAI sobre medidas preventiva à COVID-19.

Aconteceu no dia 14/05/2020 as 17h30 à segunda reunião agendada pelo Presidente da Câmara Municipal de Campinápolis Sr. Celiomar Piaba Bento, com a temática “COVID-19 com  os representantes da população Xavante no Município de Campinápolis”. Foram convidados os representantes da FUNAI, CASAI, MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA e COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO INDÍGENA XAVANTE.

Estiveram presentes o Presidente Sr. Celiomar Piaba Bento, os Vereadores Sr.  Hamilton Simões, Sr. Alencar Cambaúva, Sr. José Bento Filho, Sra. Iandra Morais como Assessora Jurídica da Câmara. O representante do Ministério Público Dr. Marcio Schimiti Chueire, representando a Defensoria Púplica Sr. Rafael Cardoso, representando a CASAI os Srs. Tiago Alves Araújo e Divino Pereira de Jesus, a representante da Comissão de Articulação Indígena de Campinápolis Sra. Mirian Marcos Tsibowapre e o Missionário Sr. José Filho,

Nessa oportunidade o Presidente da Câmara destacou que objetivo da reunião seria estabelecer um diálogo com a FUNAI e a CASAI para compreender o trabalho desenvolvido especificamente para enfrentar a crise do COVID-19. Ainda discutir soluções e ações conjuntas que os demais representantes presentes podem auxiliar integrar ao trabalho desenvolvido por esses órgãos que trabalham diretamente com a comunidade Xavante.

Iniciando a reunião os representantes da CASAI esclareceram que a atenção à saúde básica que é responsabilidade do DISEI Xavante, dentro dessa atribuição intensificou as campanhas de conscientização quanto aos cuidados e prevenção, através das equipes de saúde instaladas dentro das aldeias aos membros da comunidade. Relataram a dinâmica vivenciada pelos profissionais da saúde e apresentaram sugestões como o escalonamento das datas de pagamentos para diminuir a aglomeração nas agências bancárias.

De forma consensual todos os participantes reconheceram as peculiaridades da cultura xavantes e os grandes desafios para a contenção do avanço da COVID dentro do município.

Os representantes da Comissão de Articulação Indígena se posicionaram exigindo maior atenção e cuidados a população Xavante, bem como respeito e diálogo, pleiteando uma maior divulgação das campanhas de conscientização.

O representante do Ministério Público Dr. Marcio Schimiti Chueire, com relação aos indígenas entende que é primordial a orientação para utilização de máscaras quando estiverem no município.

Após extenso diálogo os participantes concluíram que o papel de cada cidadão além de adotar as medidas de prevenção, é também fiscalizar e denunciar atitudes que desrespeitem as recomendações ou que contribuam para propagação do vírus.

Em conclusão o grupo concluiu alguns pontos que demandam atenção e ficam a cargo da Presidência encaminhar ofícios e recomendações a partir dessa pauta, vejamos:

1 - Encaminhar ao Poder Executivo a pauta da reunião para requerer análise da viabilidade da implantação das indicações sugeridas, como:

•    Ampliação ou Criação de espaço hospitalar para atender os casos suspeitos e confirmados com a COVID-19, considerando que o Hospital e a CASAI não comportam o potencial dos casos possíveis estimando o número de habitantes;

•    Aumento do estoque de testes rápidos para COVID-19;

•    Implantar, de forma excepcional, o escalonamento das datas de pagamento para evitar a aglomerações nas agencias bancárias e comercio local;

•    Instalação de Barreiras sanitárias para controle na entrada e saída da sede do município;

•    Maior divulgação das campanhas de conscientização nos dois idiomas, ou seja, em português e xavante, em múltiplos meios de comunicação;

•    Aumento da fiscalização das aglomerações na sede do município;

Assim a Câmara de Vereadores vai dar continuidade nas providências com a temática, fiscalizando, sugestionando e ouvindo a população para somar esforços e fortalecer a comunidade Campinapolense contra a COVID-19.

Não é demais reforçar o apelo para que todos tomem os devidos cuidados utilizando máscaras ao sair de casa e mantendo a higienização correta.