Presidente da FUNAI visita terra Indígena do povo A”uwê/Xavante no Município de Campinápolis-MT

Presidente da Funai e demais autoridades

O Presidente da Fundação Nacional do Índio, João Pedro Gonçalves da Costa, juntamente com sua equipe,  visitou as Terras Indígenas do Povo A"uwê/Xavante e os próprios membros das comunidades indígenas, recebendo suas demandas e apresentando a proposta de trabalho do órgão indigenista  para o quadriênio 2016-2019.

A situação de risco vivenciada por crianças indígenas no município de Campinápolis, que percorrem ruas e restaurantes da cidade em busca de alimentos e o consumo excessivo de álcool e drogas pelos indígenas foram alguns dos problemas apresentados durante reunião realizada nesta quarta-feira (27) no auditório da Câmara Municipal.

Participaram das discussões, além do Promotor de Justiça substituto Marcelo Linhares Ferreira, o Presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, o Prefeito de Campinápolis Jeovan Faria, Vereadores e lideranças indígenas.

Segundo o Promotor de Justiça, a reunião promovida pela Funai teve como objetivo estreitar os laços entre as instituições que desenvolvem políticas públicas na cidade. "O Ministério Público serve de meio para canalização das demandas, já que certas carências necessitam da atuação de órgãos federais. Independente das diferenças culturais, o ser humano merece ser tratado com dignidade, sempre ao lado do povo para efetivação de seus direitos fundamentais", ressaltou Linhares.

Segundo ele, conforme orientação do Ministério Público, a Funai o Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar estudam a elaboração de protocolos de atendimento para as crianças em situação de risco. O atendimento dispensado pelos comerciantes da cidade aos índios, que muitas vezes pagam valores bem superiores às mercadorias adquiridas, também está sendo analisado pelas autoridades.