SIM – Serviço de Inspeção Municipal é discutido na Câmara Municipal de Campinápolis-MT

Audiência Publica Realizada dia 27/06/2017

A Câmara Municipal esteve realizando Audiência Pública para tratar da aplicação e instalação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM e afins. Quando da entrada em vigor da nova Lei criando um valioso instrumento de normatização e regulamentação, principalmente, do comércio de carnes, queijos e seus derivados.

Mesmo com convite formal enviado a todos os seguimentos envolvidos, bem como, convite nos meios de comunicação estendido à população em geral através de anúncio volante e pela Rádio Comunitária deste Município, houve baixo índice de presença à Audiência Pública, onde os vereadores: A Presidente Bruna Mayara, os vereadores Celiomar Piaba Bento (Birro), Rafael Pereira Lopes, Edson Inácio Tomé (Crispim), Hamilton Simões, Sergio Silvestre, Fernanda Maia e a Secretária de Agricultura Ana Bueno: recepcionaram os comerciantes da área urbana e rural, assim como os demais presentes.

A Sessão foi mediada pelo palestrante Renato Régio, O corpo técnico, Messias Gonçalves representante do INDEA, Adriel Vilela representante da EMPAER, responderam questões a populares presentes.

A proposta de criação do Serviço de Inspeção Municipal no município de Campinápolis surge da necessidade de fortalecermos da agricultura familiar local, afim de que esta se torne competitiva e produtiva a ponto de poder comercializar seus produtos de forma mais organizada e eficiente, incentivando assim surgimento de pequenas agroindústrias e, promovendo o fortalecimento da economia local. A implantação do SIM tem como objetivo, informar e esclarecer sobre as oportunidades e benefícios e como promover uma melhor comercialização dos produtos de origem animal e vegetal da Agricultura Familiar e pequenas agroindústrias, bem como, mostrar os direitos e obrigações dos agentes produtivos e sociedade em geral.

Além disso, a implantação do SIM faz parte do desenvolvimento do município. O programa SIM é uma forma de oferecer aos pequenos agricultores e sociedade em geral uma oportunidade de produzir e comercializar os produtos produzidos no município, cabendo frisar que a implantação desse Sistema trará grandes benefícios para a sociedade como um todo.